sábado, 7 de maio de 2011

Aniversário



O aniversário é uma espécie de Reveillon solitário...Hoje foi o dia de mais um aniversário. É estranho "aniversariar". As pessoas dizem "Feliz Aniversário" e a própria palavra "aniversário" aparenta ser uma mistura de ânimo, ver e ensaio". 

Hoje como todos os aniversários, faço uma jornada através destes...

Como um viajante, vou revendo fotos mentais, saudades, despedidas e reencontros.  Penso onde estarei nos próximos aniversários. Olho a minha volta e pergunto; "Até quando elas estarão aqui?" ou mais profundamente "Quem estará na última vela?"...

Quantos aniversários significarão planejamento de novas viagens ou quantos serão para recordar as viagens vividas... Penso, revejo, sinto alegria pelos passados e saudades das coisas ainda não vividas. Penso que existe ainda muito tempo para passar e como a vela que apaga....a se desfazer.

Eu me sinto livre no tempo a desfazer. Parafraseio Rubens Alves que diz " A celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Fósforo que foi riscado. Nunca mais acenderá. Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário.Se uma vela acesa é símbolo de vida, uma vez apagada ela se torna símbolo de morte..."


Nenhum comentário: