terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vamos fugir !! pr´outro lugar?


Route 66 - Estrada símbolo de muitos "fujões"

Existem horas que o que mais queremos é fugir de onde estamos. Um sentimento de inquietação com desejo de aventuras ou ainda uma fuga para os nossos problemas....Foi pensando nisso, que preparei essa seleção de filmes com a temática "Na estrada". Para você se inspirar e quem sabe cair na estrada...
Para fazer a lista tentei me focar em filmes que as pessoas largaram tudo e sairam por ai em busca de uma aventura...
A lista não tem ordem de preferência é conforme fui lembrando.... E ai?? Vamos fugir??


Um senhor idoso com uma vida tranquila no campo. Quando seu irmão, com quem não conversava há muito tempo, fica muito doente, ele decide colocar suas diferenças de lado e encontrá-lo com o único meio de transporte de que dispõe: um velho trator. Com ele, Alvin atravessará centenas de milhas até seu destino final, não sem antes encontrar diversos personagens que farão de sua viagem uma verdadeira jornada sentimental.


Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena. Sua fuga pelo expresso da meia noite faz deste filme um dos mais clássicos de todos oso tempos. 


Efeito de uma busca interior ou de uma qualquer nostalgia. Em 1979 Andrei Tarkovski está na Itália na companhia do poeta e argumentista italiano Tonino Guerra. Ambos vão, por um mês, iniciar um Tempo di Viaggio, uma jornada, física e espiritual, à descoberta de um local, também ele real e mental, marcado no espírito de Tarkovski para as filmagens de Nostalghia. Guerra, o anfitrião, conduz o realizador russo através das belezas tradicionais e turísticas da Itália, de Nápoles em direcção a sul, por Sorrento e Lecce. Mas Tarkovski procura um lugar secreto, já visualizado, objeto de uma escolha que só ele sabe qual é, mesmo antes de lhe dar forma.

Telma & Louise (1991) - Direção Ridley Scott

Mulher cansada da vida de dona de casa maltratada pelo marido embarca em uma viagem de final de semana com uma amiga, mas que mudará para sempre a vida das duas quando inesperados problemas surgem em seus caminhos. Um filme sobre amizade e como coisas inesperadas podem acontecer nos nossos caminhos.

Viagem a Lua (1902) - Direção George Méliès - Curta do começo do século XX que retrata uma viagem a lua. Na verdade não se trata de fuga, mas é um filme bem legal e uma homenagem ao desejo aventureiro.


Chihiro é uma menina mimada de dez anos que, em uma viagem com os pais, se vê perdida em um mundo desconhecido povoado por seres bizarros. Seus pais são transformados em porcos e ela é impedida de voltar ao mundo dos humanos por um feiticeiro maligno.


É 1952, e o que viria a ser futuramente o líder da Revolução Cubana Che Guevara era um jovem estudante de medicina que, junto do amigo Alberto Granado decidem viajar pela América do Sul em cima de uma velha moto. Depois de passar por Machu Pichu, chegam a uma colônia de leprosos na Amazônia Peruana, onde começam a questionar os valores da vida numa viagem interior que mudaria a vida de ambos.


Edinburgh, 1880. Oliver Lindenbrook (James Mason), um dedicado professor de geologia que recentemente se tornou sir, consegue o primeiro passo para uma viagem ao centro da Terra quando Alec McEwen (Pat Boone), seu assistente, lhe leva um pedaço de lava. Examinando a lava cuidadosamente, Lindenbrook encontra uma mensagem de Arne Saknussen, um famoso explorador do passado, que orientava como alcançar o centro da Terra. A viagem começa, descendo em um vulcão na Islândia. A dupla é acompanhada por Carla Goeteberg (Arlene Dahl), viúva do professor Goeteberg (Ivan Triesault), um geólogo renomado que pretendia "ganhar a corrida" mas foi envenenado com cianeto, e por Hans Belker (Peter Ronson), um guia islandês. São seguidos de perto pelo maligno Conde Saknussen (Thayer Saknussen), descendente do explorador, que quer usar as descobertas de Lindenbrook para seu proveito pessoal e político. Porém este não é o único perigo para os exploradores, pois no decorrer de sua viagem o grupo encontrará vários animais pré-históricos.


Esse filme é sensacional! Infelizmente não caiu no gosto do público. Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.


Anos 70. Em plena época da contra-cultura e contestação social, o neozelandês Burt Munro (Anthony Hopkins) toma a decisão mais importante da sua vida: quebrar um famoso recorde esportivo montando uma motocicleta clássica dos anos 20, conhecida como Indian. Mas ele já não é mais nenhum jovem, e do alto de sua maturidade, passa anos construindo seu objeto do desejo. Quando consegue, está pronto para rodar o mundo e bater recordes. Baseada em fatos reais, The World's Fastest Indian é uma trama comovente sobre a superação e a persistência de um homem que faz o possível e o impossível para dar a volta por cima de todas as diversidades de sua vida. Uma verdadeira história de amor e vitória!


Filme clássico que influenciou gerações!! Os protagonistas são dois motociclistas, Wyatt ou 'Capitão América' (Fonda) e Billy (Hopper). Fonda e Hopper disseram que estes dois personagens referem-se a Wyatt Earp e Billy the Kid. Wyatt veste-se de cabedal adornado com a bandeira americana, enquanto Billy se veste com calças e camisa ao estilo dos nativos americanos.
Depois de contrabandear drogas do México para Los Angeles, Wyat e Billy vendem seu contrabando para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo à Leste na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras.


Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. Palmas também para a trilha sonora !!



Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.


UFAAA!!! Bom, espero que você também fique com vontade de cair na estrada depois disso mas antes deixe o nome de filmes que vc curtiu tb !!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Não Entendo



Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.


(Clarice Lispector)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"A Day in the Life" - Show do Paul McCartney


Sonhos são assim...vc tem e não precisa de nenhuma explicação plausivel para eles... Talvez a felicidade esteja ligada a nossa capacidade de realizar sonhos, sejam eles nossos ou de outro alguém. Hoje posso dizer que realizei um sonho e vi o sonho de pessoas muito queridas, como  meus pais, irmãs e amigos sendo realizado. Pode parecer um sonho besta mas ver Paul McCartney ao vivo era um deles. Um sonho que nasceu na infância quando escutava meu pai ouvindo seus "discos" dos Beatles e do John Lennon, Paul...

Paul entrou pontualmente às 21h30, num Morumbi lotado e com uma noite de primavera extremamente agradável. Quando as luzes se apagaram, Paul veio ao palco cantando "Venus and Mars" e a sua letra era como um prenúncio do que seria essa noite "Sitting in the stand of the sports arena. Waiting for the show to begin. Red lights, green lights, strawberry wine, A good friend of mine, follows the stars. Venus and mars... Are alright tonight." Sim Paul "We are alright tonight" e uma lua cheia imensaaa nos fazia enlouquecer quando olhavamos para o céu. Pronto, todas as estrelas e a lua seriam testemunhas do que seria este show.

Logo depois veio "Rock Show" e explosiva "Jet" trazia  mais expectativa do que seria essa noite e já fazia todos dançarem e antes mesmo que a gente conseguisse recuperar o fôlego veio "All my love" e todos cantavam.

Pronto, o show realmente havia começado!
Muitos fãs, que estavam lá, assim como eu nasceram depois que os Beatles já haviam se separado e como explicar tamanha euforia por uma banda que nem fez parte da nossa geração? Pais, filhos, avós, gerações unidas pela música e um sonho...

"Letting go" foi o som escolhido para a próxima música e depois veio "Drive my car" outro grande sucesso que fez todos nós dançarmos "Yes, I'm gonna be a star...Beep beep'm beep beep yeah"

Conseguimos respirar entre "Highway" e "Let Me Roll It / Foxy Lady (Jimi Hendrix cover)" e foi quando olhei no relógio e já havia passado uma hora de show. Sim, o tempo é relativo como diria Einstein e ele voou antes mesmo que eu pudesse dar conta do que era a imensidão de sentimentos daquele momento. Paul estava no piano e começou "The Long and Winding Road", outro grande sucesso dos Beatles e depois veio "Nineteen Hundred and Eighty-Five" e "Let 'Em In", "My Love" música que ele escreveu para sua falecida esposa, Linda.

Vieram "I've Just Seen A Face", "And I Love Her" e quando Paul no violão começou os primeiros acordes de "Blackbird" chorei cantando o refrão "Blackbird singing in the dead of the night, Take these broken wings and learn to fly, All your life...You were only waiting for this moment to arive."

Sim "All your life. Your were only waiting for this moment to arive". Sim, nós só estávamos esperando este momento chegar e ele havia chegado. E cada um olhava para a multidão, para os detalhes a sua maneira, construindo suas lembranças... "Here Today" foi a sua homenagem a John, feito para uma plateia comovida e aplausos e mais aplausos....

"Dance tonight" trouxe um toque de irreverência e um Paul brincado com outros instrumentos como um bandolim....Logo depois a dançante "Mrs Vandebilt" e quando menos esperava "Eleanor Rigby", que para mim é uma das músicas mais lindas dos Beatles. "All the lonely people, where do they all come from? All the lonely people, where do they all belong?" Eu cantava e cantava....

"Something" foi a escolhida para homenagear George Harrison e imagens dele passavam no telão... "Sing the Changes" e logo depois uma das minhas favoritas da carreira solo de Paul "Band on the Run"....

"Ob-La-Di, Ob-La-Da" e "Back in the U.S.S.R." abriram a sequência mais emocionante do show e colocaram a galera para dançar novamente....."I've Got a Feeling" foi a próxima e quando chegou no refrão  "Everybody had a hard year. Everybody had a good time. Everybody had a wet dream. Everybody saw the sunshine. Oh yeah, Oh yeah. Oh Yeah."

Sim "Everybody had a hard year" e "Everybody had a good time". Era como se 2010 terminasse ali. Nada seria mais emocionante e não importava como havia sido este ano, ele fecharia como um dos melhores das nossas vidas. Porém a sequência de "Paperback Writer" e "A Day in the Life/Give Peace a Chance"  e foi quando o estádio inteiro levantou balões brancos, fazendo daquele um  momento histórico!!

Sim, quase 70 mil pessoas cantando juntas e quando Paul começa os primeiros acordes de "Let in Be".
 as luzes se apagaram e todos cantaram. "Let it be, let it be. Let it be, let it be."  e assim seria o nosso sonho.... Fogos de artifício para a explosiva "Live and Let Die"....."But if this ever-changing world in which we live in, Makes you give in and cry. Say live and let die..."

Sim, esse mundo louco que vivemos nos faz render e chorar. Mas viva e deixe morrer!!!! Era o que dizia a maior estrela do Rock viva... Sim e estávamos ali vivendo... Foi quando veio "Hey Jude" uma das músicas mais executadas da turnê e um coro extensivo "Na, na na na na na, na na na, Hey Jude. Na, na na na na na, na na na, Hey Jude....Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na."

Todos cantavam quando Paul deixou o palco.... e logo voltou para a sequência de "Day Tripper", "Lady Madonna" e a dançante "Get Back" e eu, meu pai, irmãs e amigos já não cantavam e sim gritavam "Get back, get back, get back to where you once belonged." e veio na sequência "Yesterday" e sabiamos que o show estava terminando em breve e Paul perguntava se queriamos mais...Sim, queriamos muito mais mesmo já exaustos e extasiados! Queriamos que aquele momento nunca acabasse e cada um se agarrava como podia ao sonho....

Para finalizar veio uma versão eletrizante de "Helter Skelter" e a música título de um do álbuns mais revolucionários da música "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e foi quando começou "The End" e era sua última canção. Neste momento sabíamos que o show terminaria ali....

"And in the end, The love you take Is equal to The love you make" Paul vai terminando o show e a frase fica como uma sentença que carregaremos para nossas vidas.....

Paul se despede. As luzes se acendem....todo se olham como se não acreditassem no que viveram e vão deixando o estádio... Neste momento o público ainda querendo prolongar mais o sonho sai cantando em coro...."Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na naaaaaaaaa. Na, na na na na na, na na na. Na, na na na na na, na na naaaaaaaaaaaaa."

Por último gostaria de agradecer aqueles que fizeram deste momento único na minha vida....Minha família, os amigos de meus pais, Suzy e PC e meus queridos Edy, Kadu e Thays...

Sim, Paul McCartney Estádio do Morumbi, 21 de Novembro de 2010. Nós estavamos lá!!

Ps. Em breve fotos nossas para ilustrar :-).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dialetria

"Le Double Secret - Rene Magritte"

De quem é este pensamento?
De quem é essa vontade?
Já não gosto de tanta coisa que gostava...
Já me irrita ter que fazer tudo isso de novo, que achei que repetiria sempre.
Não sou quem era antes, mas não deixo de me identificar com quem sou.
Há nisto um mistério que me desvirtua e me oprime...
Talvez seja fácil formar uma teoria das almas e das vidas, compreender que somos um decurso interior da vida, imaginar que o que somos é uma quantidade grande, que passamos por nós, que fomos...
Mas a que me assisto quando me leio como um estranho?
Mas a pergunta que fica é: "Quem é essa que vem tomando conta dentro de mim?"

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amadou & Mariam



Sempre é tempo de novas descobertas e novos sons. Uma descoberta que faz tempo que quero compartilhar é o casal de músicos ou dupla "Amadou & Mariam". (Segue um resumo da biografia do site oficial)

Amadou e Mariam Bagayoko Doumbia são de Mali e ambos cresceram quando o país ainda estava no domínio colonial e era conhecido como "Sudão francês", antes da sua independência em 1959.

Enquanto Mariam cresceu na capital, Bamako, Amadou foi levanda para 500 milhas de distância, na região de Mopti.Com a idade de seis Mariam ficou cega. Porém isso não a impediu de se tornar famosa em sua comunidade como um cantora em casamentos e outras cerimonias tradicionais. Amadou também perdeu a visão na infância, mas era fascinado por música, tocando percussão e depois guitarra.

Eles se conheceram em 1977, enquanto participavam do Instituto para Jovens Cegos, em Bamako. A dupla tem uma extensa discografia. Dos seus álbuns, acredito que os mais famosos são "Sou Ni Tile (1999), "Dimanche à Bamako (2005)", "Je pense à toi: Best of (2005) e "Welcome to Mali (2008)".

A dupla já dividiu palco com figuras bem conhecidas como Cold Play, David Gilmour, Manu Chao, Steve Wonder, etcs e cantou em grandes eventos como o Nobel da Paz, abetura da Copa na Alemanha e na África do Sul.

Bom, chega de falar e deixo desta vez dois videos, um é do clipe de uma das músicas mais famosas "Je pense à toi" e outro uma montagem que achei no youtube com imagens fantásticas da África e uma das minhas músicas preferidas da dupla "M´bifé" que significa "Eu te amo".



Je pense a toi, mon amour, ma bien aimee

Ne m’abandonne pas, mon amour, ma cherie

Quand je suis dans mon lit, je ne reve qu’a toi

Et quand je me reveille, je ne pense qu’a toi


Si je ne te vois pas, je ne peux rien dire

Je ne peux rien faire, je ne peux rien voir

Je ne veux rien savoir

Mon amour, ma cherie



Certains t’ont promis la terre

D’autres promettent le ciel

Il y en a qui t’ont promis la lune

Et moi je n’ai rien que ma pauvre guitare

 

 
Chéri né bifé (Né bifé = M'bifé=je t'aime)

Ka na ta ka né to (Kana taa ka né to?)

Chéri né bifé

Ka na ta ka né to

Tjéni né bifé (garçon(?) je t'aime)

Tjéni na té fé

Ka na né maloya(??)

Tjéni né bifé

Serre-moi dans ta main

Tjéni né bifé

Embrasse-moi chéri

Tjéni né bifé (x2)

Ka na ta ka né to

Tjéni né bifé

Jarabi M'bifé (jarabi=passion=mon amour?)

Serre-moi dans ta mainKa na ta ka né to

Embrasse-moi chéri

Chéri je t'aime

Tjéni né bifé

Ka na ta ka né to

Serre-moi dans ta main

Ka na né maloya

Embrasse-moi chéri

Ka na né maloya

Chéri je t'aime.

domingo, 7 de novembro de 2010

Paciência



(Lenine)
Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

A vida não para...



Enquanto o tempo

Acelera e pede pressa

Eu me recuso faço hora

Vou na valsa

A vida é tão rara...



Enquanto todo mundo

Espera a cura do mal

E a loucura finge

Que isso tudo é normal

Eu finjo ter paciência...



O mundo vai girando

Cada vez mais veloz

A gente espera do mundo

E o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência...



Será que é tempo

Que lhe falta para perceber?

Será que temos esse tempo

Para perder?

E quem quer saber?

A vida é tão rara

Tão rara...



Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

Eu sei, a vida não para

A vida não para não...



Será que é tempo

Que lhe falta para perceber?

Será que temos esse tempo

Para perder?

E quem quer saber?

A vida é tão rara

Tão rara...



Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

Eu sei, a vida é tão rara

A vida é tão rara...



A vida é tão rara...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

1001 Listas para se fazer antes de morrer...




O que era uma ideia simples virou uma febre editorial e consequentemente uma angústia mundial. Eu estou falando das publicações do tipo "1001 alguma coisa que vc precisaaaaa muito fazer antes de morrer para que a sua alma descanse em paz e não precise reencarnar". Neste caso o título não é nenhuma publicação do Vaticano embora acredito que ele um dia poderia lançar algo como "1001 Orações para você fazer antes de morrer (e poder continuar vivendo)".

Do gigante universo das listas, resolvi hoje falar sobre elas e colocar os links para que cada um possa ter acesso as listas e fazer quem sabe as suas....

A primeira e mais famosa das listinhas é sem dúvidas "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer". Acho que das listas é a mais fácil de digamos "completar". O legal desta lista é que vc pode ter um "panorama" da música através das décadas e serve como base para  buscar outras discografias...

Outra lista que agora circula é "1001 Livros para Ler Antes de Morrer" A lista é uma adaptação da lista portuguesa. Eu como sou fanática por livros não pude deixar de dar uma conferida. Porém, nesta lista acho que faltaram livros como "Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa" e "Primeiras Estórias" do mesmo autor que são livros fantásticos. Eu sinceramente prefiro a lista da Folha com os "Cem melhores romances do Século XX"

Para quem gosta de vinhos também tem a lista "1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer". Essa lista é bem perigosa, pois você pode ter uma cirrose quando chegar no 990... Mas tem boas dicas de vinhos e conta a história de muitos lugares que produzem a bebida.

Como não poderia faltar, tem "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer". Eu sinceramente fugiria de "Cidadão Kane" para continuar vivendo! Até hoje eu não consigo entender como alguém gosta deste filme...rs

Ainda, fazendo a lista das listas, tem a de "1001 Lugares para Conhecer Antes de Morrer" e uma bem humorada "1001 Coisas para te irritar antes de Morrer"....

Bom, eu sinceramente não sou muito fã de publicações deste tipo. Não sou muito adepta de listas, regras ou conselhos... Eu gosto de tudo que poderia estar nestas listas como viajar, ouvir música, ler, assistir filme, tomar vinhos e comer que está na outra lista "1001 comidas para provar antes de morrer".
Mas meu desejo e curiosidade não tem regras e prefiro experimentar com base no meu desejo de conhecer algo novo...

Mas como a regra é lista resolvi traçar um lista com "10 coisas que gosto na minha vida" e "10 coisas para dizer as pessoas"...

E você? Qual a sua lista preferida?