quarta-feira, 3 de novembro de 2010

1001 Listas para se fazer antes de morrer...




O que era uma ideia simples virou uma febre editorial e consequentemente uma angústia mundial. Eu estou falando das publicações do tipo "1001 alguma coisa que vc precisaaaaa muito fazer antes de morrer para que a sua alma descanse em paz e não precise reencarnar". Neste caso o título não é nenhuma publicação do Vaticano embora acredito que ele um dia poderia lançar algo como "1001 Orações para você fazer antes de morrer (e poder continuar vivendo)".

Do gigante universo das listas, resolvi hoje falar sobre elas e colocar os links para que cada um possa ter acesso as listas e fazer quem sabe as suas....

A primeira e mais famosa das listinhas é sem dúvidas "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer". Acho que das listas é a mais fácil de digamos "completar". O legal desta lista é que vc pode ter um "panorama" da música através das décadas e serve como base para  buscar outras discografias...

Outra lista que agora circula é "1001 Livros para Ler Antes de Morrer" A lista é uma adaptação da lista portuguesa. Eu como sou fanática por livros não pude deixar de dar uma conferida. Porém, nesta lista acho que faltaram livros como "Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa" e "Primeiras Estórias" do mesmo autor que são livros fantásticos. Eu sinceramente prefiro a lista da Folha com os "Cem melhores romances do Século XX"

Para quem gosta de vinhos também tem a lista "1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer". Essa lista é bem perigosa, pois você pode ter uma cirrose quando chegar no 990... Mas tem boas dicas de vinhos e conta a história de muitos lugares que produzem a bebida.

Como não poderia faltar, tem "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer". Eu sinceramente fugiria de "Cidadão Kane" para continuar vivendo! Até hoje eu não consigo entender como alguém gosta deste filme...rs

Ainda, fazendo a lista das listas, tem a de "1001 Lugares para Conhecer Antes de Morrer" e uma bem humorada "1001 Coisas para te irritar antes de Morrer"....

Bom, eu sinceramente não sou muito fã de publicações deste tipo. Não sou muito adepta de listas, regras ou conselhos... Eu gosto de tudo que poderia estar nestas listas como viajar, ouvir música, ler, assistir filme, tomar vinhos e comer que está na outra lista "1001 comidas para provar antes de morrer".
Mas meu desejo e curiosidade não tem regras e prefiro experimentar com base no meu desejo de conhecer algo novo...

Mas como a regra é lista resolvi traçar um lista com "10 coisas que gosto na minha vida" e "10 coisas para dizer as pessoas"...

E você? Qual a sua lista preferida?

Nenhum comentário: