quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Stomp


A percursão talvez seja o instrumento musical mais antigo de todos. O som é obtido através de impacto ou pressão... Embora batuques, maracás e atabaques sejam companheiros antigos da nossa civilização não pude deixar de me surpreender com o Stomp.

Stomp traduzindo significaria algo como "entrar fazendo barulho", "como um furacão" porém posso dizer que é muito mais do que isso. O Stomp vai em busca da musicalidade nas coisas do cotidiano como areia, sacos plásticos, vassouras, tambores, pneus, água...
Tudo pode ser melódico e orquestrado e que aos poucos com os elementos de palco, dança, cenografia, clown, teatro transforma-se numa peça do cotidiano....

Ver Stomp não é simplesmente assistir um show, é uma experiência sensitiva que vai de encontro com a sua habilidade de sentir coisas novas e descobrir novos prazeres. Mais do que isso, é uma mistura contemporânea que mostra que a humanidade ainda é capaz de se re-inventar.

A noite foi perfeita, o evento organizado pela Camila Vargas e sua equipe foi sensacional. Tudo organizado nos mínimos detalhes como prosseco na temperatura ideal, coca-cola geladíssima, foto de lembrança como brinde e uma lua tão linda que parecia cenografia....

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-Feira 13





Segundo as fontes de Internet (desculpem leitores não pesquisei muito), frigatriscaidecafobia, ou seja a crença de que a Sexta-Feira 13 é um dia de azar tem origens cristãs. A sexta-feira é conhecida como um dia de azar porque Cristo foi crucificado nela. O número 13 vem do fato de que havia 13 pessoas na Santa Ceia, eram os 12 apóstolos e Cristo.

Existem outras lendas como da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Novamente um jantar com 13 pessoas e pelo jeito não deu muito certo.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Aproveito  para postar alguns filmes em comemoração a data. Eu escolhi alguns filmes e o critério foi o quanto me assustou para eu lembrar. Desculpem se deixei algum de fora. Aceito sugestões nos comentários. Segue a minha lista de filmes de terror e suspense macabro na ordem que fui lembrando;

1. “Poltergeist” – Não tem como não se assustar com aquela menininha entrando na TV.

2. “O Iluminado” – Fala sério! Até hoje não consigo ver o filme sozinha...

3. “Carrie – A Estranha” - Uma verdadeira vingança sangrenta ao bullying.

4. “A Hora do Pesadelo” - Algumas pessoas tem preconceito com esse filme. Porém eu acho que o primeiro é realmente assustador. Agradeço nunca ter encontrado Freddy Krueger e até hoje sei cantar a musiquinha: 1,2 ele vem te pegar...

5. “Drácula de Bram Stocker” – Obra prima, não achei muito assustadora mas vale pelo filme.

6. “Psicose” – Quem nunca tomou banho num banheiro com cortina de plástico e se lembrou do filme?

7. “Os Pássaros” – Assim como Psicose, obra prima de Hitchcock.

8. “O Chamado” – Sinceramente? Este filme me assustou muito mais do que eu pensava que seria capaz.

9. “Terror em Amityville” - Um filme para processar o corretor de imóveis...rs

10. “O Exorcista” - Além de ser assustador, quando lançado foi um clássico nos efeitos especiais.

11. "O Massacre da Serra Elétrica" – Esse filme é aquele típico filme que vc fala “Porque eles tinham que ir lá?” – Verdadeiro clássico....

12. "Faces da Morte" 1,2 e 3 - Uma série de filme de gosto duvidoso, sim reconheço que quando era adolescente era fã destes filmes. Afinal adolescentes tem gostos estranhos... Trata-se de uma série de filmes documentais sobre a morte. Uma espécie de "Vídeos Incríveis"  que no final dá tudo errado e você assiste a uma morte documental na sua tela...sinceramente? Aja estômago!

Bom, quem quiser se assustar hoje tem uma lista suficiente de terror até a manhã de sábado.
Boa sorte, afinal nada como ver o sol nascendo depois de uma noite aterrorizante...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"The Beatles: Remastered" - A Emoção




Talvez falar dos Beatles seja falar "mais do mesmo". Por isso, não vou discutir a importância deles... Existem pessoas mais apropriadas para isso.
Porém, uma coisa eu posso dizer; eles são atemporais...Os Beatles não envelhecem e segundo uma pesquisa na Exame é a banda antiga mais conhecida pelos jovens.
Longe das discussões, falar sobre os Beatles é falar sobre emoção e posso dizer que uma das coisas mais emocionantes é a coleção "The Beatles - Remastered".
Há quase um ano no dia 09/09/09 quando essa coleção foi lançada corri para comprá-la. Infelizmente, houve um atraso na distribuição e fiquei esperando uma semana por ela.

Quando consegui adquiri-la foi para presentear um jovem beatlemaníaco. Presentear com os Beatles é algo delicioso! Primeiro que vc conhece alguém de bom gosto....segundo que só um beatlemaniaco sabe o valor que isso tem para outro beatlemaniaco.

Porém, essa semana, finalmente pude realizar um sonho que é dar essa coleção ao maior beatlemaniaco que eu conheço: meu pai. Dar presentes relacionado aos Beatles não é novidade tanto para mim como para ele....já dei o Sgt. Pepper´s, Past Masters, biografia...

Mas posso dizer que foi emocionante ver a cara dele enquanto ouvia os cds novos. Neste momento perguntei se tinha diferença entre esta coleção e anteriores... Afinal de contas ele coleciona desde o primeiro LP dos Beatles. Foi então enquanto ele ainda estava lendo o encarte, virou para mim e disse "oo se tem".

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Amor nos Tempos do Cólera



Garcia Marquez é um dos grandes escritores de língua espanhola do século XX. Foi ganhador do prêmio Nobel de literatura por "Cem anos de Solidão".
Eu sou leitora assídua de Garcia Marquez, tanto que o nome deste blog é uma homenagem a um livro dele. Acho que junto com Saramago talvez seja o escritor que eu mais tenha lido obras. Dentre elas "Cem Anos de Solidão" ( Sim, não vou comentar este livro aqui porque ele merece um post só dele).
Porém, embora muitos considerem "Cem Anos de Solidão" a sua obra prima, sinceramente sou fã incondicional de "O Amor nos Tempos do Cólera". Acho ele atingiu a maturidade na narrativa de cem anos, porém a história de "O Amor nos tempos do Cólera" é sensacional.
Quanto tempo você esperaria por um amor? Florentino Ariza esperou 53 anos, 4 meses e 11 dias. Porém, mais do que isso, o livro retrata um renascimento de amor, sem idealismo e a morte de um amor romântico. Confuso não?
Embora Garcia Marquez seja conhecido pelo seu realismo mágico ou fantástico como costumam dizer e foi inspirado por Kafka, este livro é feito de personagens que poderiam ser reais. O amor é um amor que poderia ser real.
Vale a pena a leitura. Recentemente foi lançado a adaptação do filme. Embora este conte com Jarvier Bardem, eu achei que o filme deixou muito a desejar. Porém, assista depois que ler o livro pois essa leitura é uma das mais deliciosas que existe!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sir Paul McCartney




Quem é fã dos Beatles com certeza é um nostálgico! Sente saudades do quarteto de Liverpool e suas fantásticas criações. Porém, esse post é só sobre o Paul McCartney.
O ex-beatles (sim, sempre levará consigo este estigma) continuou sua carreira e produziu muita coisa legal. Para quem não sabe começar a procurar a dica é sempre começar pelas coletâneas e indico "All the best".

Eu deixo também um video de uma das minhas canções preferidas (não tem motivo específico) e este post vai em homenagem a aquele que foi um dos responsáveis por despertar a minha eterna curiosidade (beatlemaniacooooo) e hoje completa 51 anos....

O meu pai, pode parecer demagógico mas amo muito....e ele tem sempre razão!






Band On The Run
Wings

STUCK INSIDE THESE FOUR WALLS,
SENT INSIDE FOREVER,
NEVER SEEING NO ONE NICE AGAIN
LIKE YOU, MAMA,
YOU, MAMA,
YOU.

IF I EVER GET OUT OF HERE,
THOUGHT OF GIVING IT ALL AWAY
TO A REGISTERED CHARITY,
ALL I NEED IS A PINT A DAY.
IF I EVER GET OUT OF HERE,
IF WE EVER GET OUT OF HERE.

WELL, THE RAIN EXPLODED WITH A MIGHTY CRASH
AS WE FELL INTO THE SUN.
AND THE FIRST ONE SAID TO THE SECOND ONE THERE,
"I HOPE YOU'RE HAVING FUN!"

BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN,
AND THE JAILER MAN AND SAILOR SAM,
WERE SEARCHING EV'RYONE,
FOR THE BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN,
FOR THE BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN.

WELL, THE UNDERTAKER DREW A HEAVY SIGH,
SEEING NO ONE ELSE HAD COME.
AND A BELL WAS RINGING IN THE VILLAGE SQUARE
FOR THE RABBITS ON THE RUN.

BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN,
AND THE JAILER MAN AND SAILOR SAM,
WERE SEARCHING EV'RYONE,
FOR THE BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN.

YEAH, THE BAND ON THE RUN,
THE BAND ON THE RUN,
THE BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN.

WELL, THE NIGHT WAS FALLING AS THE DESERT WORLD
BEGAN TO SETTLE DOWN.
IN THE TOWN THEY'RE SEARCHING FOR US EV'RYWHERE
BUT WE NEVER WILL BE FOUND.

BAND ON THE RUN,
BAND ON THE RUN,
AND THE COUNTY JUDGE, WHO HELD A GRUDGE,
WILL SEARCH FOREVER MORE,
FOR THE BAND ON THE RUN,
FOR THE BAND ON THE RUN,
THE BAND ON THE RUN, YEAH,
THE BAND ON THE RUN, YEAH.