terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Amor nos Tempos do Cólera



Garcia Marquez é um dos grandes escritores de língua espanhola do século XX. Foi ganhador do prêmio Nobel de literatura por "Cem anos de Solidão".
Eu sou leitora assídua de Garcia Marquez, tanto que o nome deste blog é uma homenagem a um livro dele. Acho que junto com Saramago talvez seja o escritor que eu mais tenha lido obras. Dentre elas "Cem Anos de Solidão" ( Sim, não vou comentar este livro aqui porque ele merece um post só dele).
Porém, embora muitos considerem "Cem Anos de Solidão" a sua obra prima, sinceramente sou fã incondicional de "O Amor nos Tempos do Cólera". Acho ele atingiu a maturidade na narrativa de cem anos, porém a história de "O Amor nos tempos do Cólera" é sensacional.
Quanto tempo você esperaria por um amor? Florentino Ariza esperou 53 anos, 4 meses e 11 dias. Porém, mais do que isso, o livro retrata um renascimento de amor, sem idealismo e a morte de um amor romântico. Confuso não?
Embora Garcia Marquez seja conhecido pelo seu realismo mágico ou fantástico como costumam dizer e foi inspirado por Kafka, este livro é feito de personagens que poderiam ser reais. O amor é um amor que poderia ser real.
Vale a pena a leitura. Recentemente foi lançado a adaptação do filme. Embora este conte com Jarvier Bardem, eu achei que o filme deixou muito a desejar. Porém, assista depois que ler o livro pois essa leitura é uma das mais deliciosas que existe!

Nenhum comentário: