segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Che 2 - A Guerrilha

Algum tempo fiz uma resenha sobre filmes com mote a Revolução Cubana. O post "Hasta La Victoria Siempre" foi uma sinopse de alguns filmes, dentre eles "Che".

Resolvi continuar o post após assistir "Che 2 - A Guerrilha". O filme é a continuação da biografia de Che Guevara. Após a Revolução Cubana, Che (Benicio del Toro) abandona Cuba com o intuíto de perpetuar os ideais revolucionários na America Latina.

Como Simon Bolivar, foi para a America Espanhola, libertando da Espanha, Che queria promover novamente a independência dessa mesma América dos grandes coronéis e o domínio americano.

O filme é baseado nos diários de Che e retrata seus últimos dias e a campanha na Bolivia quando foi capturado e morto pelo exército boliviano. Impossível não se emocionar com o filme e Benicio Del Toro consegue uma excelente caracterização.

Infelizmente a América Latina não estava pronta como ele pensava. Porém, os seus ideais ainda hoje se perpetuam e Che sempre será lembrado como um exemplo de idealismo.

A Cuba de Che resiste embora aqueles que são contrários ao regime cubano possam criticar  a falta de bens de consumo ou ainda a falta da liberdade de expressão. Porém, vamos a alguns fatos:

Segundo dados do PNUD Cuba está entre os 70 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (acima de 0,800); em 2007 o IDH de Cuba foi 0,838 (51° lugar). Na América Latina, em 2007, só ficou atrás do Chile (40º lugar), Uruguai (46º) e Costa Rica (48º). O maior gasto, poporcional ao PIB, do mundo com educação pertence a Cuba (8,96% do PIB), seguida da Dinamarca (8,51% do PIB) e Suécia (7,66% do PIB).

Mesmo com o embarco econômico dos grandes "libertários e democratas americanos", Cuba ostenta altos índices de saúde, educação e saneamento básico. Infelizmente muitos acham que a falta de bens de consumo, liberdade e a ditadura são causadas pelo regime de Fidel e não pelo embarco econômico dos EUA.

Vale lembrar que quando Fidel fez a Revolução Cubana, este não tinha nenhum interesse em se aliar a ex-URSS ou ainda fechar o país. A ideia era promover a melhor distribuição de renda e elevar os patamares de qualidade de vida da população cubana.

Felizmente isso ele conseguiu e Cuba hoje possui uma das populações mais alfabetizadas do mundo, uma das maiores proporções de médicos por habitantes. Sendo maior inclusive do que os EUA que tem um sistema de saúde precário onde se exclui os mais pobres. O embarco econômico ainda continua e hoje o mundo assiste atento as reformas propostas por Raul Castro.

Por último como é sempre bom terminar algo com uma música o video que deixo é uma interpretação de "Mercedes Sosa - Balderrama" e foi enviada por uma pessoa muito especial :-)




Balderrama


A orillitas del canal

Cuando llega la mañana

Sale cantando la noche

Desde lo de balderrama



Adentro puro temblor

El bombo con la baguala

Y se alborota quemando

Dele chispear la guitarra



Lucero, solito

Brote del alba

Donde iremos a parar

Si se apaga balderrama



Si uno se pone a cantar

Un cochero lo acompaña

Y en cada vaso de vino

Tiembla el lucero del alba



Zamba del amanecer

Arrullo de balderrama

Canta por la medianoche


Llora por la madrugada.

Um comentário:

Le Akel disse...

Os dois filmes são demais!!!! Todo mundo deveria ver. Não da pra desgrudar os olhos da tela. Assisti aos dois, um em seguida do outro...super recomendo.
Engana-se quem pensa que o filme trata de endeusa-lo. Ele tem como objeto central muito mais a ação do que o proprio Che.
Mas aviso: depois de assistir a gente se sente um pouco unútil diante de tanta determinaçao e esforço em realizar um sonho. rsrs
Bjs