domingo, 6 de junho de 2010

Hasta La Victoria Siempre



Hoje eu vou escrever sobre filmes que tem como mote a Revolução Cubana...

A Revolução Cubana foi um movimento armado que levou a derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba em 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderada por Fidel Castro.

Bom, alguns filmes sobre a Revolução Cubana.

A Cidade Perdida (Lost City). Fico Fellove (Andy Garcia) é o proprietário da elegante casa noturna El Trópico e tenta manter sua família unida, em meio à tomada da cidade pelas forças revolucionárias de Fidel Castro. O filme mostra uma revolução cubana de uma ótica da burguesia que perdeu tudo.

Antes do Anoitecer (Before Night Falls). O filme mostra a história de Reynalo Arenas (Javier Bardem). Após ser educado com a Revolução Cubana e premiado nacionalmente por seu trabalho, o escritor Reynaldo Arenas termina sendo preso e após isso vai viver no exílio em Nova York. O filme é bom, mostra o preconceito com os homossexuais e a opressão política e intelectual da revolução.

Che. Ernesto Che Guevara (Benício Del Toro), um jovem médico, é apresentado por Raul Castro (Rodrigo Santoro) ao irmão deste, Fidel (Demián Bichir). Desse modo ele se dispõe a ajudar o advogado cubano a voltar a sua terra e tomar o poder do ditador Fulgêncio Batista. O filme é muito legal e mostra um Che diferente dos anteriores. Um Che mais humano, idealista. Lembra o Che, que seria maduro de Diários de Motocicleta.

Bom, essas são as dicas de filmes, vale a pena citar também Diários de Motocicleta. O filme dirigido por Walter Sales e estrelado por Gael Garcia Bernal. Embora não seja sobre a Revolução Cubana, mostra a juventude de Che. O filme é excelente, uma fotografia bela e trlha sonora muito bem feita.
Vale a pena assistir todos e cada um tire a sua conclusão. Na verdade o que fica é "Hasta La Victoria Siempre"

Nenhum comentário: