sábado, 22 de maio de 2010

Pop Art - Andy Warhol



Na Estação Pinacoteca está até o dia 23 de Maio a exposição do Andy Warhol. Hoje eu pude conferir um pouco do Mr. América. O lugar estava tão lotado quanto um shopping às vespera do Natal. As pessoas caminhavam e admiravam as obras com o mesmo entusiasmo que as vitrines no shopping.

Neste ponto, não posso negar que o sentimento que estas obras despertam é o mesmo que as vitrines do shopping. É um sentimento de conhecimento. Algo que faz parte do nosso tempo. São obras que estão inseridas no nosso contexto social e temporal.

Mais do que isso, fotografias, filmes, serigrafias são peças do cotidiano. Ferramentas que fazem parte do nosso modo de comunicação.

Além disso, ao andar pelos corredores e nos deparar com as figuras de Marilyn Monroe, Jackie O, Pelé, Marlon Brando entre outras pensei um pouco no conceito de celebridade, icones e o que faz de algumas atemporais e outras efêmeras.

O próprio Warhol disse que um dia todos teriam seus 15 min de fama. Hoje com internet, twitter, facebook, blogs e outras mídias sociais podemos experimentar um pouco o que é digamos brincar de celebridade. Hoje expomos voluntariamente nossas vidas e com isso brincamos com a nossa popularidade. Todos temos algo a dizer (como eu mesma neste blog, mas qual a relevância disso?).

Ver Warhol valeu pela reflexão dos nossos valores e o que é Pop e o porque disso.

Nenhum comentário: