sábado, 29 de maio de 2010

Lemon Tree



O filme mostra uma viúva palestina de meia idade, Salma Zidane (Hiam Abbas) que mora na região da Cisjordânia, fazendo compotas de limões retirados do seu pomar que é herança do seu pai.
Porém, um dia muda-se para a casa ao lado Israel Navon (Doron Tavory), que é o Ministro da Defesa de Israel.
Após isso, o seu pomar passa a ser considerado uma "ameaça terrorista" e Salma recebe a ordem de cortá-los. Salma não aceita a exigência e dá início a uma batalha judicial pelo direito de manter seus limõeiros que são mais que o seu sustento e sim parte de suas raízes culturais.
Através do simbolismo de Salma, uma mulher sozinha lutando contra o poderoso Estado de Israel, vemos o descabido conflito cultural, racial e bélico que acontece entre israelenses e palestinos.

Lemon Tree conta com atuações fantásticas e uma história que mergulha profundamente no cotidiano do conflito.

Após ver o filme fui em busca de mais informações sobre ele. O filme foi produzido por Eran Riklin e foi Prêmio de Público no Festival de Berlim. Além de diversos prêmios em vários festivais para a atuação brilhante de Hiam Abbas e foi produzido por uma união entre produtores franceses, israelitas e alemães.

O filme vale a pena desde o primeiro minuto e mesmo depois do final, que é ótimo, não nos abandona, seja pelos questionamentos que ele levanta ou pelas ótimas atuações.

Nenhum comentário: