terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Todas as Cores de Marc Chagall




"Todo pintor nasce em algum lugar" frase dita por Chagall. Porém, Chagall em russo quer dizer "aquele que caminha" (Fonte: Exposição de Chagall no Masp) e Chagall sem dúvida foi um artista que caminhou pelo Século XX e foi inspirado não só pelos lugares onde nasceu mas viveu.

Nascido no dia 7 de Julho de 1887 em Vitebsk, Bielorrússia, Chagall viu o regime czarista russo e chegou a ser nomeado comissário das belas artes pelo governo socialista.

A Mostra do Masp trouxe 178 gravuras e ilustrações que mostram as diversas fases deste grande artista.

A série bíblica pode ser vista completa. Por influência do sionista Struck (1876- 1944), Chagall visitou a Palestina em abril de 1931, em busca de inspiração para criar a série. A obra considerada um ponto alto da sua carreira.

As ilustrações da série "As fábulas de La Fontaine". Realizadas 1926 e 1927 quando o artista morava em Paris, são gravuras coloridas produzidas com gauche. Uma alegria à parte e um retorno a infância seja pelas fábulas, seja pelo colorido, seja pelo gauche.

Porém, não pude deixar de me emocionar com as obras baseada no mito grego de Dafne e Cloé. Sua releitura para o romance grego bucólico onde dois pastores adolescentes instigados por Eros descobrem o amor.

O amor foi tema e inspiração para Chagall. Ainda em entrevista vista na mostra perguntaram para ele o que era mais importante para ele na vida. Este artista que caminhou pelo século XX (faleceu em 1985), viu o regime czarista, duas guerras mundiais deu seu veredito; "O amor".

Nenhum comentário: