domingo, 25 de janeiro de 2015

É preciso ser preciso...

Uma das coisas que mais chamaram a minha atenção no primeiro momento é a obsessão alemã pela precisão. Tudo tem uma exatidão relativamente exagerada.
Enquanto os britânicos podem ser conhecidos pela sua pontualidade, talvez os alemães pela sua exatidão.
Por isso não é difícil de imaginar a grande dificuldade que eles tem em aceitar os atrasos ou indefinição. Pois é, palavras de casais assim como eu brasileiros-alemães. Com isso, temos vivido situações no mínimo engraçadas e aos poucos vamos ficando nem lá e nem cá.
Mas o fato que para os alemães tudo tem que ser bem explicado, identificado e falado.  Os alemães tem uma linguagem corporal diferente do brasileiro. Tudo é olho no olho e sem contar que a língua alemã te dá a possibilidade de falar E-X-A-T-A-M-E-N-T-E. Pois é, são séculos e séculos de linguagem e cultura que faz essa sociedade peculiar mas interessantíssima. 

Aos poucos irei escrevendo algumas das minhas impressões mais aqui vão três situações reais vividas por essa pessoinha meio perdida. 

Situação 1




Namorado alemão pergunta sobre um fato corriqueiro e quer sua opinião (Sim ou Não) e você, depois de pensar um pouco responde com:
- Ah talvez. 
Ele olha perplexo ainda sem entender a profundidade existencial que você imputa no talvez. 

Situação 2 

A inexistência de pizza de dois sabores. 
Pensa naquela redonda meia calabresa ou meia muçarela? Pois é, aqui ela não existe. Já tive diversas discussões engraçadas e sempre o que me perguntam é:
-Qual o motivo da gente querer metade de duas coisas e não poder se decidir por uma?
A solução encontrada é pedir duas pizzas diferentes e cada um fica com uma metade.


Situação 3

Para chegar na escola eu preciso pegar um ônibus e um trem. 
Porém, se eu pegar o trem 1, tenho que sair de casa 30 min antes do trem 2 e chegaria na escola 20 min antes da aula.
O trem 2, me daria uma vantagem de 30min,  mas eu chegaria 3 minutos "atrasada". 
Sim, a aula começa 8h15 e chegaria nela 8h18. 
Portanto, na cabeça alemã é impensável eu cogitar a ideia de pegar o trem 2 e chegar atrasada. 
Para a informação de vocês estou pegando o trem 2 diariamente. 


Situação 4

Depois de quase três meses de precisão germânica eu perdi o ônibus e consequentemente iria perder o trem. Eu estava gripada e com febre e o próximo ônibus é uma hora mais tarde. Quando eu perdi eu disse que iria a pé até o centro (20 a 30 min) de caminhada. Ele me olhou perplexo com aquela cara de "Para que começar um processo tardiamente sabendo que já está errado?"


Uma coisa que acho engraçada aqui é a necessidade de tudo ser certificado...mas isso ficará p/ um post inteiro sobre a obsessão germânica por auditorias...


Nenhum comentário: