segunda-feira, 12 de julho de 2010

As Sombras de Goya


(Saturno devorando um dos seus filhos, 1823, Oil on Canvas)


Para quem gosta de cinema, arte e história não pode deixar de assistir "As Sombras de Goya" (Goya´s Ghosts, Millos Forman, 2006). O filme utiliza uma história fictícia junto com fatos históricos e muitas obras de arte.

Sinopse: Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya (Stellan Skarsgard), conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja.

O filme inicia com Francisco José de Goya y Lucientes (1746 - 1828) em torno de 1786 quando foi nomeado pintor do rei Carlos III. Nesta fase, Goya diferente que muitos pintores já alcançava prestígio e parelamente o tribunal do Santo Ofício endurecia a perseguição devido a Revolução Francesa e seus ideias iluministas que estavam espalhando pela Europa.

A ascensão de Napoleão Bonaparte na França e em oposição o rei absolutista Carlos IV e seu filho Fernando, o Príncipe das Astúrias é retratada no filme. Os franceses obrigaram a renúncia dos reis espanhóis e entronaram José I, chamado de O Rei Intruso. Estes acontecimentos contribuiram para a explosão uma revolução anárquica em Dois de Maio de 1808 e culmiram na Guerra da Independência Espanhola que durou até 1814, quando os franceses recuaram definitivamente e Fernando VII, convertido a uma posição ultra-reacionária, então voltaria ao trono em Madri para impor um longo reinado (1814-1833).

As obras de Goya com o "Três de maio", que representa uma cena de fuzilamento de composição insólita. "Sabá das bruxas" e "Saturno" e sua série de gravuras "Os Desastres da Guerra". Foram influenciadas e inspiradas nos tempos de guerra e muitos consideram o ápice da carreira e manifestam uma visão sombria da realidade.


Goya foi um dos principais expoentes da pintura espanhola juntamente com Velásquez e El Greco. O filme retrata várias obras de Goya como “Saturno devorando um dos seus filhos”, a série “Os desastres da Guerra”, “A Rainha Maria Luisa”, "O Três de Maio" e outras como “As Meninas’ de Velásquez e “O Jardim das Delícias Terrenas” de Bosch.


Vale a pena conferir o filme e o Museo Del Prado onde estão expostas a maioria das obras.


"A Rainha Maria Luisa" de Goya

"O Dois de Maio" de Goya

"As Meninas" de Velasquez

O Jardim das Delícias Terrenas" de Bosch

Nenhum comentário: